Blog

10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema ganha exibições extras no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo neste final de semana
Postado em 15/09/2015

 

"Retrospectiva - 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema" traz quatro filmes que foram destaques na programação: “Ghadi”, “Sotto Voce”, “O Sonho de Sherazade” e “O Mar de Outrora”, dias 19 e 20 de setembro. A Mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe),  em parceria com o Ministério da Cultura, Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

 

10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que terminou neste sábado, dia 12 de setembro, ganhará exibições extras no Espaço Itaú de Cinema. Nos dias 19 e 20 de setembro (sábado e domingo) será realizada a"Retrospectiva - 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema”, com quatro filmes que integraram a programação: “Sotto Voce”, “O Mar de Outrora”, “O Sonho de Sherarzade” e “Ghadi”. A Mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe),  em parceria com o Ministério da Cultura, Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

 

O destaque desta retrospectiva é “Ghadi”, que teve somente uma exibição em agosto durante a primeira semana da Mostra no Cinesesc, em São Paulo. É praticamente inédito no Brasil. “É uma oportunidade para o público de São Paulo conferir ou rever os filmes desta edição, que foi a maior de todas já realizadas e promoveu o diálogo do cinema com outras artes, como a literatura, a música e o teatro, com diversas atividades integradas”, ressalta o curador e diretor da 10ª Mostra, Geraldo Adriano Godoy de Campos (veja as sinopses dos filmes abaixo).

 

10 anos de cinema árabe no Brasil

 

Consolidada no calendário cultural de São Paulo e referência como evento cinematográfico, a Mostra Mundo Árabe de Cinema consagra-se em 2015 como evento internacional, aproximando o público da produção cinematográfica do mundo árabe e de outros países que abordam a temática árabe, como produções europeias e latinas.

 

A Mostra vem, ano a ano, contribuindo para dialogar com a sociedade brasileira e mostrar uma parte considerável da cultura árabe para esse público. “Não só a cultura árabe do passado, mas a cultura árabe do presente, que é muito viva. Mostrar as questões sociais, sociológicas, antropológicas, porque cultura é isso. Cultura não é uma coisa estática. É algo muito dinâmico”, ressalta sua idealizadora, Soraya Smaili.

 

Para o curador, Geraldo Adriano Godoy de Campos, os filmes apresentados desestabilizam referenciais que muitas pessoas têm como certos, como por exemplo, a dicotomia entre Oriente e Ocidente. “Neste percurso, a Mostra permite uma permanente interação entre componentes estéticos e políticos. Políticos em vários sentidos. Primeiramente, em um sentido da aproximação com questões geopolíticas e econômicas do Mundo Árabe e do Oriente Médio. Mas é também política a constatação de que as questões que a Mostra reflete falam também sobre nós.”

  

CURADOR

 

Geraldo Adriano Campos (diretor e curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema)

Professor do curso de Relações Internacionais da ESPM. Graduado em Relações Internacionais e Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutorando em Filosofia pela USP (FFLCH). Curador Musical da Biblioteca Mário de Andrade e produtor musical. Foi Diretor Cultural do Instituto da Cultura Árabe de 2013 a 2015. Presidente do Júri do Festival Internacional de Cinema LatinoArabe , em Buenos Aires, em 013.

  

SINOPSES

 

Sotto Voce

Marrocos e Emirados Árabes Unidos| 2013| 94 minutes

Gênero: Ficção

Direção: Kamal Kamal

Idioma: Árabe e Francês com legendas em Português

Casting: Ahmed Benaissa, Amal Ayouch, Jihane Kamal, Khaled Benaissa, Mohamed Bastaoui, Mohammed Khoyi

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=b9J9-ZubuzQ  

 

Sinopse

Durante a guerra da Argélia, a estrada para Beni Boussaid na fronteira de Marrocos -Argélia está obstruída pela linha Morice, uma longa correia 430 milhas que é eletrificada e fortemente minada. Moussa, um amigo marroquino da revolução, ajuda a refugiados através das montanhas. Entretanto, ele deve passar por Beni Boussaid quando ele descobre que o caminho que ele toma não é mais seguro. Hans, um militante comunista da RDA, perde uma perna no caminho ao tentar remover uma mina de uma passagem. Normalmente, os feridos e doentes são colocados para descansar, mas Hans não é um muçulmano e não pode ser um mártir. Integrou a Seleção Oficial do Festival Internacional de Cinema de Dubai em 2014. Filme de Abertura da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema.

 

 

Ghadi

Líbano| 2013| 100 min

Gênero: Ficção

Direção: Amin Dora

Idioma: Árabe com legendas em Português

Elenco: Georges Khabbaz, Lara Rain e Emmanuel Khairallah

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=eGkDvVlFXbk 

 

Sinopse

 

Num pequeno bairro de uma cidade litorânea do Líbano, Leba, um professor de música casa-se com Lara, seu amor de juventude. Na terceira gravidez, finalmente nasce o menino tão esperado, que se chama Ghadi. Entretanto, Ghadi nasce com necessidades especiais. Para livrar seu filho da rejeição da sociedade, Leba desenvolve um plano espetacular: convence a população que seu filho é na verdade um anjo. Indicado para representar o Líbano para  concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015. 

 

O Sonho de Sherazade

Egito | 2014| 107 min

Gênero: Ficção

Direção: François Verster

Idioma: Inglês, Árabe e Turco com legendas em português

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iB72dFwQ7JY

 

Sinopse

Um condutor carismático usa a suíte Scheherazade de Rimsky-Korsakov como ferramenta para a educação política, levando a uma performance final no palácio de Topkapi, em Istambul - e com o tempo, para os protestos Parque Gezi de 2013. Uma jovem mulher libanesa faz as pazes com seu passado por aprender a arte de contar histórias no Egito e se torna um ativista pela internet nesse processo. Um artista visual mais velho que é obcecado por “The 1001 Nights” encontra o seu "sonho de Shahrazad" se manifestando através do surgimento da linda jovem contadora de histórias. Um contador de histórias chamado Alexandrino se junta com uma companhia de teatro do Cairo, encontrando com as mães dos mártires da Revolução de 25 de janeiro e transformando seus testemunhos em novas performances de histórias contadas. Em 2014, Participou do Festival Internacional de Cinema Documentário de Amsterdam.

 

 

O mar de outrora

Marrocos, França e Emirados Árabes Unidos| 2014| 95 min

Gênero: Ficção

Direção: Hicham Lasri

Elenco: Malek Akhmiss, Hassan Badida, Mohamed Aouragh, Yassine Sekal, Adil Lasri

Idioma: Árabe e Bérbere com legendas em Português

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YeGjXEI8nIQ

 

Sinopse

Tarik vive num mundo sem cores e com água contaminada. Ele desafia a monotonia desse mundo incolor, usando roupas e maquiagens de mulher. Passa a maior parte do seu tempo em cima de uma carroça puxada pelo seu cavalo Larbi, onde apresenta números de dança em público. Um certo dia, Larbi  para no meio de uma procissão e se recusa a sair do lugar. Tarik terá que encontrar outra maneira de viver para escapar do marasmo do mundo que o cerca.

Em 2014, integrou a Seleção Oficial Festival Internacional de Cinema de Dubai. Inédito no Brasil.

 

 

GRADE DE EXIBIÇÃO:

Sotto Voce – 19 de setembro, às 18h30

Ghadi –  19 de setembro, às 20h30

O Sonho de Sherazade – 20 de setembro, às 18h30

O Mar de Outrora – 20 de setembro, às 20h30

 

Serviço:

O quê: "Retrospectiva - 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema"

Onde: Espaço Itaú de Cinema

Rua Augusta, 1.470 (Anexo, salas 4)

São Paulo - SP, 01305-100

Funcionamento da bilheteria: das 13h30 às 22h

Valor do ingresso: R$ 30,00 / R$ 15,00

Formas de pagamento: dinheiro, cartão de débito (Maestro, Redeshop ou Visa Electron), cartão de crédito (Dinners, Mastercard ou Visa) ou Vale Cultura (Ticket).

 

 

 

10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
De 12 de agosto a 12 de setembro de 2015 | Realização Instituto da Cultura Árabe - ICArabe
© 2015. Mostra Mundo Árabe de Cinema. Todos os Direitos Reservados.