Sessão Curtas Fronteiras 1: Área livre + A Pedra de Salomão + Xenos + Um Menino, um muro e um burro


Descrição

Exibição em sequência dos filmes: Área livre + A Pedra de Salomão + Xenos + Um Menino, um muro e um burro.

 

Área livre

Uma vaca atravessa a fronteira entre Israel e Líbano, onde encontra a jovem Malakeh, de 16 anos, e sua família. Um faroeste-espaguete libanês que aborda questões sociopolíticas, como fronteira e poder nas relações pessoais, religiosas, animais e nas intervenções praticadas pela ONU. Inédito no Brasil.

 

A Pedra de Salomão

Hussein, um jovem palestino de Jerusalém, recebe uma carta do correio israelense para que compareça em pessoa e assim receba uma encomenda. Mas ali ele fica sabendo que tem que pagar U$ 20 mil para coletar o pacote. Sua curiosidade pelo conteúdo o faz vender tudo o que tem, apesar da rejeição pura e simples de sua mãe. O episódio muda suas vidas.

 

Xenos

Xenos (em grego: ????? , Xenos), estranho, inimigo, estrangeiro. Em 2010, Eyad Abu e outros jovens palestinos do campo de refugiados de Ain el-Helweh, no Líbano, viajaram com contrabandistas através da Síria e da Turquia para a Grécia. Como tantos outros imigrantes, eles procuravam um camin.ho para a Europa, mas viram-se presos em um país em colapso econômico, político e social. Inédito no Brasil.

 

Um Menino, um muro e um burro

Neste curta do aclamado diretor palestino Hany Abu-Assad, inédito no Brasil, três meninos querem gravar um filme e recitar a visão que tem da realidade. No entanto, sem qualquer câmera, eles não desistem e decidem gravar usando câmeras de segurança que rodeiam o mundo em que vivem.