Maqams, melodias de Alepo

Maqams, melodias de Alepo



Síria | 1998 | 52 min. - 16 anos
Gênero: Documentário
Direção: Mohamad Malas
Idioma: Árabe com legendas em português
Elenco:

Sinopse

Sheik Sabri Mudallal (83 anos) é considerado o último dos Mestres de Tarab e recitação em Alepo. A trupe (Turath) que ele fundou é considerada uma orquestra oriental que mantém o canto e a recitação em sua máxima originalidade e pureza, naquilo que se conhece de canto, processos musicais e instrumentos. De acordo com Mudallal, este tipo de canto está conectado com a lealdade às tradições do canto e a preservação da escola clássica de canto em Aleppo, que é considerada uma das principais escolas de música oriental. Embora esta escola seja baseada na recitação religiosa, muitos mestres reviveram e desenvolveram seus princípios no início deste século, entre eles estavam, Sheik Ali Darwish, Omar Al Batch e Bakri Al Kurdi. Sheik Sabri Mudallal, que era o discípulo desses mestres, é a testemunha que restou e o mantenedor da escola. Sua memória e experiência são uma referência histórica em relação a todos os seus antecessores. Inédito no Brasil.

Sessões

18.8, ter, 19h, Biblioteca Mário de Andrade – seguido (20h40) da aula-show “Maqams e a estrutura melódica da música árabe”
19.8, qua, 19h30, CCBB-SP
24.8, seg, 19h30, CCBB-BH
6.9, dom, 15h, Museu da Imigração

Sobre o diretor

Mohamad Malas nasceu em 1945 e é um dos principais representantes do cinema sírio. As guerras e conflitos com os quais conviveu ao longo de sua vida viriam a desempenhar um papel central em seus filmes, conferindo-lhe a reputação de um cineasta politicamente engajado. Suas obras mais conhecidas são Dreams of the City(1983), The Night(1992) e Passion(2005).