Diretor de Comunicação do ICArabe falará ao público sobre o tema “Cinema e Memória: representações de fronteira e território”, após exibição de filmes.
Nesta quinta-feira, dia 10, o Cine Olido será palco para o debate “Cinema e Memória: representações de fronteira e território”, com o jornalista e documentarista Arturo Hartmann, diretor de Comunicação do ICArabe e codiretor do filme “Sobre Futebol e Barreiras”. O bate-papo acontecerá após a exibição dos filmes “Área Livre”, “Muros”, “Um menino, um muro e um burro” e “A Pedra de Salomão” (veja abaixo as sinopses dos filmes que antecedem o debate).
A programação completa da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema você encontra aqui.
Para saber mais sobre a Mostra, acesse também a página do Facebook.
PROGRAMAÇÃO INTEGRADA
“Cinema e Memória”
Cine Olido, São Paulo
10 de setembro, quinta, às 20h15
Um debate com o jornalista e documentarista Arturo Hartmann, diretor de comunicação do ICArabe e codiretor do filme “Sobre Futebol e Barreiras”, após a exibição dos filmes “Área Livre”, “Muros”, “Um menino, um muro e um burro” e “Pedra de Salomão”.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
Quinta, 10 de setembro
15h – Yema
19h – Sessão Curta Fronteiras 2: Área Livre | Muros | Um menino, um muro e um burro | A Pedra de Salomão
20h15 – Mesa de Debate “Cinema e Memória
Sexta, 11 de setembro
19h – A Escola de Babel
Sábado, 12 de setembro
15h – Próxima Estação Musical: Marrocos
SINOPSES DOS FILMES QUE ANTECEDEM O DEBATE
Área Livre
(Free Range)
Líbano e Alemanha | 2014| 16 min. - 16 anos
Gênero: Drama
Direção: Bass Bréche
Idioma: Árabe com legendas em português
Uma vaca atravessa a fronteira entre Israel e Líbano, onde encontra a jovem Malakeh, de 16 anos, e sua família. Um faroeste-espaguete libanês que aborda questões sociopolíticas, como fronteira e poder nas relações pessoais, religiosas, animais e nas intervenções praticadas pela ONU. Inédito no Brasil
Sobre o diretor
Bass começou sua carreira como um ator de teatro no Líbano antes de se mudar para a Grã-Bretanha. Ele é o diretor do curta-metragem Both (2007). De 2009 a 2011, trabalhou no drama para internet ganhador do Emmy “Shankaboot” e na série para internet “Fasateen”.
Um menino, um muro e um burro
(A Boy, A Wall And a Donkey)
Palestina e Alemanha | 2008 | 6 min. - 16 anos
Gênero: Drama
Direção: Hany Abu-Assad
Idioma: Árabe com legendas em português
Neste curta do aclamado diretor palestino Hany Abu-Assad, inédito no Brasil, três meninos querem gravar um filme e recitar a visão que tem da realidade. No entanto, sem qualquer câmera, eles não desistem e decidem gravar usando câmeras de segurança que rodeiam o mundo em que vivem.
Sobre o diretor
Hany Abu-Assad é um diretor palestino nascido em 1961. Iniciou sua carreira no cinema em 1992 e já dirigiu diversos filmes, entre eles "Paradise Now" e “Omar”, ambos indicado ao Oscar em 2006 e 2014, respectivamente. O último abriu a Mostra do ano passado.
A Pedra de Salomão
(Solomon's Stone)
Palestina e Espanha| 2015 | 25 min. - 16 anos
Gênero: Documentário
Direção: Ramzi Maqdisi
Idioma: Árabe com legendas em português
Hussein, um jovem palestino de Jerusalém, recebe uma carta do correio israelense para que compareça em pessoa e assim receba uma encomenda. Mas ali ele fica sabendo que tem que pagar U$ 20 mil para coletar o pacote. Sua curiosidade pelo conteúdo o faz vender tudo o que tem, apesar da rejeição pura e simples de sua mãe. O episódio muda suas vidas.
Sobre o diretor
Nascido em Jerusalém-Palestina, Ramzi Maqdisi estudou Direção de Cinema no Centro de Estudos de Cinema da Catalunha ( CECC ) e escreveu e dirigiu um documentário (“Behind the Wall”/”Atrás do Muro”) e outros filmes curtas e longa metragens:: “Mirage”, “Ano de Perdas” (adaptado do romance “Ramallah, mon amour”,de Mahmoud Abu Hashash ), “A Praia Vermelha” (16 mm), “Sob o céu”. No cinema , ele atuou como ator em "O Ataque" , dirigido por Ziad Doueri, em "Omar", por Hany Abu-Assad, e em "Girafada", de Rani Masalha.
Muros
Brasil| 2015| 25 min.
Gênero: Documentário
Direção: Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Com a participação do fotógrafo Rogério Ferrari.
Idioma: Português
A precariedade urbana e arquitetônica de favelas brasileiras é colocada em questão por Rogério Ferrari, fotógrafo brasileiro que conviveu e fotografou o povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e em campos de refugiados. Resistência e afirmação da vida num encontro entre cinema e fotografia.
Sobre os diretores
Camele Queiroz e Fabricio Ramos são realizadores independentes em Salvador, Bahia.
Serviço:
Cine Olido
Avenida São João, 473 - Centro, São Paulo - SP, 01035-000 - Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô
(11) 3331-8399 e 3397-0171
R 1,00 e R$ 0,50
Realizadores: Instituto da Cultura Árabe, CineSesc, Sesc-ES, Centro Cultural Banco do Brasil-SP, Centro Cultural Banco do Brasil-BH e Prefeitura da Cidade de São Paulo
Correalização: Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo
Apoio Cultural: Cinemateca da Embaixada da França e MC Distribution
Apoio Institucional: MAD Solutions