Sinopses
Sessão Panorama Mundo Árabe

O cinema que emerge na segunda década do século XXI, marcado pelo que foi chamado de revoluções da Primavera Árabe, e depois disso, suas consequências, tem seu viés político, mas também sua dose de poesia, onirismo, romance e retrato social. Os filmes desse panorama traçam um recorte preciso dos novos caminhos das cinematografias dos países árabes, com destaque para o Marrocos, o Iêmen e a Síria, misturando obras de diretores consagrados e também iniciantes.

 

Sessão Cinema Palestino

A sessão Cinema Palestino ganha espaço definitivo dentro da Mostra Árabe. Uma terra sob ocupação, num processo colonial há décadas viu seu povo construir a sua própria elaboração entre arte e política. A abordagem que sai do local e do específico vivido naquele território, conhecido em cada detalhe, conecta- se com o universal, com o desejo de liberdade materializado em representações com as quais nos identificamos.  Neste ano, o tema do refúgio é central, as reflexões de uma transitoriedade construída sobre a memória da injustiça e o fracasso do presente. O estar fora do lugar que produz as reflexões dos refugiados palestinos. Além disso, voltamos a falar de Gaza, com o filme “Toque de Recolher”, e assim cumprimos o papel do contar histórias para que não sejam esquecidas, para que nos ensinem de alguma forma. Ainda que o presente da Palestina seja um palco surreal, o espelho contrário do que dizem as leis internacionais e humanitárias.

 

Sessão “Cinema, Literatura e Música”

A arte contemporânea está constantemente em relação com a possibilidade da vida em comum, com suas potencialidades e limites. Para que a cultura não seja tratada como aspecto residual das relações políticas e econômicas internacionais é fundamental que se desenhem possibilidades reais de circulação de conteúdos, de narrativas, de estéticas. A escolha da Arte, em suas múltiplas manifestações, como enfoque da presente Mostra relaciona-se com a tentativa de vislumbrá-la como indispensável em um momento global no qual as respostas parecem viciadas, a paciência esgotada e a tensão instaurada. Perante tal esgotamento, o que pode uma Mostra de Cinema? Pode atiçar inquietudes, favorecer encontros e provocar a imaginação política, inegavelmente necessária aos dias atuais. O destaque vai para a exibição do filme “Lavoura Arcaica” representa uma tripla homenagem: aos 80 anos do escritor Raduan Nassar, aos 40 anos de publicação do livro e ao filme, do diretor Luiz Fernando Carvalho.

 

Sessão Diálogos Árabe-Latinos

A cada edição da Mostra, produções de diretores latinos de origem árabe e filmes latinos com temáticas do mundo árabe celebram as relações cada vez mais próximas das duas regiões. Esta edição conta também com filmes que integraram o Concurso Os Árabes e a 25 de Março, retratando a contribuição cultural, social e econômica dos árabes ao desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, por meio de histórias sobre a rua de comércio popular mais famosa do país.